3 de ago de 2011

AF447, relatório sob suspeição

A guerra está declarada e, quem perdeu foi a aviação como um todo. Ao suprimir parágrafos inteiros do relatório a respeito do acidente com o voo AF447, o escritório de investigações francês, BEA, permitiu que se instalassem suspeitas indeléveis sobre a lisura das informações e análises que estáo sendo reveladas. A atribuição dos erros dos pilotos, já citada aqui em posts anteriores, deveria ser equiparada à análise muito crítica sobre o funcionamento inadequado dos alarmes de estol, algo que influiu bastante nas decisões e no gerenciamento da crise na cabine. Também sumiu a recomendação para que o equipamento fosse aperfeiçoado - o que denotaria que sua versão atual é inadequada.

É natural que as famílias das vítimas fiquem revoltadas. Mais até que o poderoso sindicato dos pilotos profissionais da França, que se retirou do comitê de investigação. A reação dos colegas dos tripulantes é compreensível e, mesmo que os erros tenham ocorrido - como aparenta ser - corporativismo sempre fala alto. Na época do acidente, cheguei a conversar com um representante do sindicato, tentando entender algumas atitudes tomadas por quem tentava conduzir o jato. Pelos relatórios do ACARS, o que foi feito nos comandos era o possível, segundo ele. A transcrição das conversas da cabine e os próprios dados de voo mostram alguma divergência.

Lembro bem de ter escrito aqui um artigo mostrando a carreira controversa do principal encarregado da investigação - cujo relatório a respeito da queda do Concorde perto do Charles de Gaulle até hoje é contestado e objeto de suspeitas - e as relações antigas que ele mantinha com o então presidente da Airbus à época do acidente, além do principal executivo da Air France. Os três foram colegas de turma na Escola Politécnica de Engenharia em Paris. Agora, com a atribuição de culpa recaindo mais aos pilotos, o relatório livra a cara das duas companhias, em especial a Airbus. A BEA diz que os trechos suprimidos serão reintroduzidos mais adiante. Se não acontecer, esse relatório é lixo.

voltando com novidades quentes!!!!!!!!!!!!


fonte slot - jblog